A topografia como apoio à operação de mina

A topografia como apoio à operação de mina

Em continuidade aos nossos conteúdos relacionados à cadeia produtiva no setor mineral, neste texto abordaremos os serviços que executamos dentro de uma operação de mina.

O processo de extração mineral é muito complexo, com várias disciplinas atuando paralelamente à operação e que confluem para um objetivo em comum: extrair substâncias minerais a partir de depósitos previamente identificados com viabilidade técnica e econômica.

Naturalmente que a parte econômica importa, mas se não houver viabilidade técnica para extrair essas substâncias, não há recurso financeiro que resolva o problema. Tomando todos os cuidados técnicos, a topografia atua como um apoio primário para que a operação de mina seja tecnicamente viável e executada de forma otimizada.

 

Se pararmos para pensar, garantir a precisão, dimensões e angulação durante a construção ou adequação de uma pista de acesso ou uma praça de manobra, por exemplo, é uma tarefa muito complexa e que demanda recursos específicos.

Fora todos os estudos que a equipe de engenharia da contratante realiza para dimensionar a pista (tipo de frota, peso transportado, DMT, etc.), a topografia dispõe de recursos técnicos que, aliados a um projeto bem elaborado pela contratante, entregam resultados excelentes.

Com a utilização de equipamentos altamente precisos, fazemos as marcações dos limites, angulações, declividade e leiras das rampas de acordo com os projetos fornecidos pela área técnica do cliente. A partir daí, acompanhamos os cortes e aterros que as máquinas executam, garantindo que toda a movimentação esteja dentro dos parâmetros definidos pela equipe previamente.

Em outra frente de serviço, fazemos o monitoramento de taludes a partir do nivelamento geométrico para controle de recalques em barragens.

 

Através de técnicas específicas e conciliando equipamentos de altíssima precisão, como nossa Estação Robótica Leica TM60, conseguimos fazer a leitura dos instrumentos de monitoramento de barragens de forma dinâmica e com precisão milimétrica.

Na frente de lavra, nossa equipe de topografia faz as marcações dos furos de sondagem e também dos furos para desmonte de rochas, além de levantamentos planialtimétricos diversos para demarcação de Decreto, faixa de servidão, levantamentos cadastrais, etc.

Com a utilização de Estações Totais e GNSS RTK, garantimos que o avanço da cava fique dentro do planejamento de mina de acordo com os estudos de geologia econômica e planejamento estratégico do cliente.

Em projetos de Meio Ambiente, a Mirante realiza mapeamentos de isodeclividades, cadastro de córregos e nascentes, redes de infraestrutura, áreas para supressão vegetal, confronto com propriedades vizinhas, entre outros serviços.

Nas áreas de Barragem e recursos hídricos, realizamos a batimetria/topobatimetria para identificar a curva CAV (Cota x Área x Volume) e assim subsidiar estudos de vida útil da estrutura, cálculos de sedimentação de materiais no fundo da barragem, entre outros produtos.

Em serviços realizados de forma recorrente, nossos dados entregam informações extremamente relevantes para que os clientes possam planejar e monitorar, de forma confiável, o comportamento dessas estruturas.

Com a utilização de equipamentos como o Laser Tracker, apoiamos as equipes de manutenção na coleta e análise de dados para inspeção de peças, análises dimensionais de equipamentos, alinhamentos/nivelamentos, entre outras finalidades.

Mais recentemente, a Mirante utilizou o drone DJI Matrice 300 equipado com o sensor a Laser LiDAR para realizar o levantamento da Zona de Alto Salvamento de Barragem a Montante. Essa tecnologia permitiu que a equipe realizasse o levantamento com segurança, pois não mobilizamos ninguém na área de influência de um eventual rompimento e precisão nos dados coletados, pois a coleta do sensor é na faixa de 1.200.000 (um milhão e duzentos mil) pontos por segundo, além de ser um sensor capaz de identificar o terreno abaixo das copas das árvores, diminuindo o erro ao processar os dados em escritório e entregando o Modelo Digital de Terreno real.

A Mirante atua fortemente em todas as áreas de uma operação em empreendimentos de mineração. Portanto, seja qual for a sua demanda, conte com a expertise de quem atua há 20 anos no berço da mineração no país!

Bibliografia

https://cristaljr.com/topografia-e-mineracao-saiba-qual-a-ligacao-entre-elas/

 

Cadastre seu email em nossa lista e fique por dentro de todas as atualizações.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Georadar na análise de interferências subterrâneas

Georadar na análise de interferências subterrâneas

Muitas indústrias que hoje estão em operação foram construídas e adaptadas sem oficialização de projetos. Com o passar do tempo, e as novas demandas, seja para aumento da produção, para manutenção das estruturas existentes ou para enquadramento às exigências de órgãos competentes, faz-se necessário entender o que foi construído naquele tempo. Para estruturas expostas, o […]