Implantação de mina com apoio da topografia

Implantação de mina com apoio da topografia

Dando continuidade em nossos conteúdos relacionados à cadeia produtiva no setor mineral, neste texto abordaremos como a topografia atua após as fases preliminares e durante o comissionamento de um empreendimento minerário.

Estudos apontam que apenas 0,1% dos projetos de mineração chegam à fase de geração de receita.

 

Por envolver diversas disciplinas atuando paralelamente, pode-se considerar que gerar receitas e ser técnica e economicamente viável é um nível que poucos projetos de mineração conquistam.

De acordo com o estudo divulgado pela In The Mine, em sua edição nº 94 lançada em 2021, a fase de comissionamento e instalação inicia-se após todos os estudos geológicos e de viabilidade técnica e econômica aprovados, tendo como marco do projeto a decisão de efetivamente desenvolver o empreendimento. É nessa fase que os acionistas dão o sinal verde e apostam nos ganhos a longo prazo.

Após adquirir a LI (Licença de Instalação), o projeto entra na fase de implantação, onde os riscos são mais previsíveis e os investimentos em máquinas pesadas e construção das instalações tomam espaço.

É a vez das máquinas assumirem o papel principal para preparar o local onde serão comissionados os prédios, tubulações, acessos, equipamentos e demais instalações civis, mecânicas e elétricas para que a operação de mina se façam possíveis.

 

Como dito em outro texto, nenhum trabalho de desenvolvimento de mina pode ser iniciado se não houver os levantamentos topográficos das áreas.

Portanto, nessa etapa de implantação, a topografia tem muitas oportunidades e, para que todas essas instalações possam ser comissionadas corretamente e com segurança, é necessário que o local seja devidamente terraplenado.

Desta forma, a Mirante apoia as equipes de construção civil demarcando as cotas para realizar cortes e aterros, calcular volume do material movimentado, fazer a locação de tubulações, redes elétricas, fundações, chumbadores, drenagens, entre outras atividades preliminares.

Na planta industrial, onde haverá o processamento de minérios, a Topografia de Montagem Mecânica realiza o alinhamento e nivelamento de equipamentos de cominuição de minérios, em equipamentos de carga e transporte como correias transportadoras, pontes rolantes e trilhos, por exemplo.

Com a utilização do Laser Tracker, conseguimos coletar as dimensões dos equipamentos com precisão em centésimos de milímetros para que sua instalação seja feita exatamente dentro dos parâmetros definidos no projeto.

Sabemos que a engenharia provê muitas oportunidades e podemos contar com o apoio de equipamentos precisos, profissionais capacitados e a colaboração de toda a equipe para que tudo seja realizado com segurança e entregar um serviço de qualidade.

Para isso, conte com a Mirante Engenharia para colocar seus projetos na prática com a confiança de uma empresa referência no segmento e que atua há 20 anos no mercado!

 

Cadastre seu email em nossa lista e fique por dentro de todas as atualizações.


 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também

 

Mirante da mina ao porto

Mirante – Da mina ao porto

A Mirante Engenharia possui know-how e tecnologias que podem auxiliar empresas em qualquer fase de um empreendimento minerário. Nesse blog, falaremos um pouco sobre onde, como e quando nossas tecnologias podem ser aplicadas para otimizar a operação, reduzir custos e fornecer informações relevantes para o planejamento de mina e geologia. A topografia convencional entra para […]