Mirante – Da mina ao porto

Mirante – Da mina ao porto

A Mirante Engenharia possui know-how e tecnologias que podem auxiliar empresas em qualquer fase de um empreendimento minerário. Nesse blog, falaremos um pouco sobre onde, como e quando nossas tecnologias podem ser aplicadas para otimizar a operação, reduzir custos e fornecer informações relevantes para o planejamento de mina e geologia.

 

Os recursos minerais pertencem à União e é necessária uma série de estudos e análises prévias para comprovar que determinado empreendimento é financeira e operacionalmente viável para extração de um recurso.

Nessa etapa de prospecção, também chamada de pesquisa mineral, podemos realizar diversos levantamentos a fim de apoiar principalmente a equipe de geologia e determinar a topografia acima do corpo mineral, pois é conhecendo a superfície e as interferências que existem no local que futuramente podemos planejar a extração dos recursos.

Processos da mineração e siderurgia

A topografia convencional entra para definir a área de interesse onde o minério está localizado, georreferenciando a poligonal e demarcando os vértices com marcos geodésicos para solicitar à ANM (Agência Nacional de Mineração) a requisição de pesquisa mineral daquela área.

Análise de topografia

 

A elaboração de mapas geológicos fornece informações essenciais como coordenadas da área, tipos de minerais, existência de falhas geológicas, deformações, acessos, e outras informações geológicas.

Esse produto é um grande aliado nesta etapa e esses mapas podem ser encontrados em diversas escalas, desde as mais regionais até escalas de detalhes.

Outros serviços topográficos podem ser acionados nessa etapa, auxiliando a geologia com a marcação de furos de sondagem, cadastro de afloramentos, planialtimetria do local, abertura de poços de sondagem, entre outros.

Essas informações podem ser exportadas para softwares específicos de planejamento de mina e geologia, tais como Leapfrog, Datamine e MineSight.

Adicionalmente, a utilização de drones tem se mostrado uma tecnologia extremamente útil para execução de levantamentos topográficos e na geração de modelos digitais de terreno, utilizados para obter informações relevantes como curvas de nível, cursos d’água, ortofotos, altimetria, etc. Mas, como fazer em um local de difícil acesso e com densa presença de vegetação?

 

A Mirante dispõe de tecnologias disruptivas capazes de agregar muito valor aos empreendimentos de nossos parceiros e, para este caso, utilizamos o Laser LiDAR (Light Detection And Ranging) embarcado em nosso drone DJI Matrice 300, que nos permite levantar uma área de 70ha em um voo de aproximadamente 40 minutos, coletando informações abaixo da superfície densa da copa das árvores.

Aliado aos drones, vamos com as equipes de campo munidas de estações totais e GNSS RTK para realizar o detalhamento e cadastro de demais elementos notáveis na área-alvo.

Levantamento topográfico realizado com drone lidar

No escritório, unificamos as informações levantadas em campo e geramos resultados multidisciplinares que podem ser absorvidos em qualquer fase do empreendimento.

Em um momento mais adiante, em que o empreendimento avançou técnica e comercialmente, a Mirante pode ser acionada para realizar outros levantamentos complementares, como plano de desmonte de rochas, locação de acessos, praças e infraestrutura, acompanhamento de obras de terraplenagem e drenagem, apoio na correta instalação de equipamentos como correias transportadoras, moinhos e britadores através de técnicas de nivelamento geométrico, que conferem altíssima precisão.

De acordo com as Normas Regulamentadoras da Mineração, não é permitido iniciar qualquer trabalho de desenvolvimento de mina sem os levantamentos topográficos de sua área. Portanto, para que seu empreendimento esteja regulamentado, é necessário realizar a topografia inicial, revisar periodicamente as plantas levantadas e atualizar o plano de lavra à medida que há o avanço da mineração, seja ela subterrânea ou a céu aberto.

 

Cadastre seu email em nossa lista e fique por dentro de todas as atualizações.


 

 

 

 

Materiais refratários e manutenção usando o laser scanner

Materiais refratários e a manutenção usando o Laser Scanner

Os materiais refratários estão presentes em diversas estruturas do processo produtivo das indústrias siderúrgica, petroquímica e produtoras de cimento. Essas indústrias são importantes protagonistas em nossa economia, sendo responsáveis pela produção de grande parte das commodities produzidas em nosso país. Além disso, devem resistir a solicitações químicas e suportar cargas sólidas, líquidas e gasosas geradas […]