Escaneamento para BIM – Hospital Conselheiro Lafaiete

Escaneamento para BIM – Hospital Conselheiro Lafaiete

Paradas há mais de 12 anos, as obras do Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete serão retomadas. Com a definição do destino das verbas advindas das multas aplicadas às mineradoras pelos ocorridos nas barragens em Mariana e Brumadinho, foi possível reativar vários projetos de hospitais regionais.

 

A unidade de Lafaiete contará com mais de 70 leitos e 4 salas de cirurgia. Contudo, para a retomada é mais do que necessário um “As-Is” do imóvel.

Diferentemente do “As-Built”, “As-Is”, da tradução direta do inglês, significa “como está”.

Com a paralisação das obras e ação do tempo, é imprescindível que se saiba em que ponto no cronograma previsto cada uma das disciplinas se interrompeu.

Tais como elétrica, hidráulica, civil e demais disciplinas.

Hospital de Conselheiro Lafaiete

Vista aérea hospital Conselheiro Lafaiete

 

Somente após a reunião de todas essas informações, torna-se possível revisar o projeto e fazer os ajustes necessários, traçando novo cronograma de execução.

Para esse propósito, a Mirante foi convidada para apresentar uma metodologia de trabalho que entregasse eficiência de tempo e riqueza de detalhes.

Sabendo da importância da fidelidade dos dados e cronograma apertado, propusemos um plano de trabalho que agregou Laser Scanner e drone com câmeras de alta resolução.

 

Drones foram utilizados para um sobrevoo da parte externa, possibilitando a geração do modelo do terreno.

Para a edificação, que carecia maior precisão e alto nível de detalhamento, utilizamos Laser Scanner.

Este equipamento é capaz de capturar mais de 1 milhão de pontos por segundo, obtendo, com isso, uma nuvem de pontos colorida e altamente densa.

 

Foram 5 pavimentos levantados e mais de 5.000m² de área construída levantada em menos de uma semana.

Por fim, apresentamos os produtos gerados em uma plataforma interativa e leve, que permite ao usuário a extração de medidas, gravação de comentários e visualização em forma de tour

Os produtos gerados também serão suficientes para a migração do modelo para BIM (Building Information Modeling), é o que chamamos de “Scan-to-BIM”.

As tecnologias utilizadas são fortes aliadas em projetos que têm um olhar no futuro, principalmente na metodologia BIM. Os modelos gerados subsidiam inúmeros estudos, transformando dados em tomadas de decisão. Conheça o Laser Scanning.

Projeto BIM do Hospital de Conselheiro Lafaiete

 

 

Cadastre seu email em nossa lista e fique por dentro de todas as atualizações.


 

 

 

 

 

 

 

 

Escaneamento à Laser aplicado à análise de interferências

O Escaneamento à Laser aplicado à análise de interferências

Imagine se ter diversas linhas de esteiras, tubulações de água, tubulações de gases, redes elétricas e outra infinidade de estruturas em uma área que tem alto grau de risco. Agora imagine que, além desse desafio técnico, ainda não haja os projetos pertinentes. Você sabia que isso é extremamente comum no mundo da metalurgia e mineração? […]