O que é Laser Scanner Terrestre?

O que é Laser Scanner Terrestre?

Guia Mirante: O que é Laser Scanner Terrestre?

Quando precisamos mapear áreas bem longas, como estradas, rodovias e áreas inteiras de uma cidade, imediatamente esbarramos num problema, que é a demora na produção dos dados para processamento e análise. Entretanto, imagine se fosse possível simplesmente ir caminhando e captando dados topográficos em três dimensões, todos georreferenciados, de forma muito mais rápida? Pois é, nesta edição do Guia Mirante, falamos sobre uma tecnologia que nos permite fazer exatamente isso: o Laser Scanner Terrestre.

Trata-se de um laser direcional, com alcanbce de cerca de 2.000 metros, que está acoplado a um veículo da Mirante Engenharia. Conforme demarcamos os pontos dos receptores e percorremos um trajeto, ele registra uma nuvem de pontos de alta densidade, coletando dados topográficos de forma bastante rápida, além de confiável. Esse material fica prontamente disponível para ser processado em softwares de modelagem 3D, permitindo gerar um modelo digital de terreno num tempo muito menor do que em outas modalidades de levantamento.

Como funciona?

O princípio básico de qualquer Laser Scanner é calcular o tempo gasto para que o feixe saia do ponto inicial, encontrar um obstáculo e retornar ao sensor. Uma vez que sabemos o tempo e que a velocidade do feixe é constante, podemos usar essas duas informações para deduzirmos a distância. No entanto, isso nos fornece a localização de um único ponto no espaço, o que não é particularmente eficiente. Entretanto, os lasers scanners modernos se utilizam de incontáveis feixes por segundo, que são processados por computador para gerar um resultado bastante preciso em pouco tempo.

Na imagem acima, podemos ver o exemplo de um modelo bastante completo de um levantamento de mina feito pela Mirante, no interior do estado do Amapá. Na ocasião, foi utilizado um laser da marca Riegl, com capacidade de leitura de 122 mil pontos por segundo. Embora o modelo seja altamente detalhado, o projeto demandou apenas 30 dias: durante os primeiros dez, a equipe realizou duas varreduras no local, enquanto nos demais vinte, os dados foram processados e finalmente entregues a parte contratante, que deu início ao seu planejamento de lavra.

 

Um ponto muito importante é a segurança proporcionada por esse equipamento, visto que não é necessário que colaboradores acessem a área de escaneamento, reduzindo os fatores de risco que estariam expostos.

Esse foi apenas um exemplo de como o Laser Scanner Terrestre pode auxiliar nos mapeamentos. Nos cases disponibilizados em nosso site, você pode conferir outros trabalhos realizados pela Mirante utilizando essa tecnologia.

A Mirante tem vasta experiência na utilização do Laser Scanner e estamos sempre em constante processo de aprendizagem para trazer soluções eficientes e confiáveis. Se você se interessou e gostaria de saber mais sobre como essa tecnologia pode te ajudar, entre em contato conosco !

 

Quer ver mais conteúdos como esse ? Inscreva-se na nossa Newsletter

 

Cadastre seu email em nossa lista e fique por dentro de todas as atualizações.