Como projetar uma ideia

Como projetar uma ideia

Ideias surgem a partir da necessidade de resolver algum problema. E para realizar esta ideia com sucesso é necessário um projeto bem-feito, com planejamento, organização, ferramentas, conhecimentos técnicos e, é claro, um bom desenho técnico.

 

Para exemplificar as etapas que ocorrem durante um projeto até o desenho técnico, vamos contar aqui como desenvolvemos uma ferramenta para uso interno a fim de possibilitar o escaneamento de uma tubulação de gases localizada a 10m (dez metros) de altura em relação ao solo.

Uma possibilidade era escanear pela plataforma sobre a tubulação, mas esse acesso restringia o campo de atuação do equipamento e não entregaria um resultado completo.

Imagem 1 – Área a ser escaneada

Daí, surgiu a ideia de suspender o aparelho avançando-o por sobre o guarda corpo da plataforma. Para isso, teríamos que desenvolver um aparato que projetasse o Laser Scanner para fora da plataforma. Outro aspecto é que o suporte deveria manter a estabilidade do Laser Scanner sem vibrar e deslocar, afinal ela deveria suportar com segurança um equipamento que precisava entregar 2mm de precisão.

 

Para a evolução dessa ideia, foram realizadas reuniões de brainstorming entre os engenheiros envolvidos, elaboração de rascunhos e croquis que ilustrassem a concepção da solução.

Ao fim das ideias e dos cálculos dos parâmetros, foi elaborada a versão final do croqui, conforme demonstrado na imagem 2.

Em vermelho podemos ver as ponderações do projetista antes de começar a projetar.

Imagem 2 – Croqui Final

Imagem 3 – Cálculo do momento

Ideia definida! O próximo passo era calcular as forças presentes no suporte, garantindo que o contrapeso equilibrasse todo o sistema e impedindo que o peso do scanner fizesse o suporte tombar.

Utilizando cálculos de momento, foi possível atestar que o contrapeso de 20kg era suficiente para desempenhar o seu papel.

 

Com o projeto e parâmetros validados, partiu-se então para a elaboração do projeto técnico.

Nessa etapa, foi discutido acerca dos materiais disponíveis no mercado, otimização na montagem do equipamento, viabilidade do transporte, dentre outros.

Foi então elaborado o projeto 3D do implemento, contendo todas as informações relevantes.

A imagem 4 demonstra a montagem virtual do implemento e possibilita a visualização de como ele ficará ao fim da montagem

Imagem 4 – Projeto 3D do implemento

Após a revisão final do projeto, todo o conjunto foi desmontado virtualmente para gerar o detalhamento dos itens que compunham o suporte. A vantagem de se projetar em 3D é o ganho de produtividade, clareza das informações e melhoria na visualização. O detalhamento entregue permitiu tanto ao operador entender como funcionava a montagem do equipamento, quando auxiliou o departamento de compras a cotar corretamente sua construção.

Imagem 5 – Componentes do implemento

Imagem 6 – Manual do implemento

Antes da etapa de campo, foram realizados testes para atestar a aderência do equipamento e verificar que todo o sistema se encontrava seguro. Como podem ver pela imagem abaixo, o resultado ficou idêntico ao projeto e atendeu muito bem ao que havia sido proposto.

Esse é um exemplo de como um projeto bem concebido pode trazer resultados positivos para demandas do cliente e até mesmo demandas internas, como neste caso.

O equipamento criado foi útil não apenas para o projeto do cliente, como será de grande valia para situações semelhantes.

 

Dentre os ganhos trazidos por esse projeto, podemos destacar:

  • Segurança do trabalho, reduzindo a exposição do operador caso tivesse que ser acessada a passarela;
  • Melhor visada do equipamento, aumentando o nível de detalhes capturados pelo Laser Scanner;
  • Maior segurança do equipamento;
  • Solução entregue ao cliente, contribuindo para o valor agregado do produto.

 

Cadastre seu email em nossa lista e fique por dentro de todas as atualizações.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que é Laser Scanner Terrestre?

Guia Mirante: O que é Laser Scanner Terrestre? Quando precisamos mapear áreas bem longas, como estradas, rodovias e áreas inteiras de uma cidade, imediatamente esbarramos num problema, que é a demora na produção dos dados para processamento e análise. Entretanto, imagine se fosse possível simplesmente ir caminhando e captando dados topográficos em três dimensões, todos […]