“Clash Detection” na implantação de um TCLD (Transportador de Correia de Longa Distância)

“Clash Detection” na implantação de um TCLD (Transportador de Correia de Longa Distância)

A implantação de projetos de capital no setor de mineração tem crescido significativamente em função das adequações aos padrões internacionais de segurança na indústria.

Nesse sentido, a construção de um banco de dados de projeto, compatibilização de disciplinas e uma estruturação analítica do projeto são pontos de inovação necessários para melhorar a performance e controle na implantação das estruturas, bem como evitar retrabalhos e atrasos nos cronogramas de implantação validados.

Nesse case, apresentamos o produto: “Clash Detection”, termo em inglês que significa “Detecção de Conflitos” de disciplinas através de um modelo 3D.

O resultado desta análise pode ser verificado pelo formato a seguir.

Produto Mirante - Compatibilização de Disciplinas

Produto Mirante – Compatibilização de Disciplinas

Nesse formato, além dos dados coletados em campo, também foi elaborada e fornecida uma ortofoto produzida através do levantamento de aerofotogrametria com drone Mirante.

Outra tecnologia bastante aplicável para o levantamento das estruturas de campo seria o Laser Scanner.

Em um ponto no formato, tanto em sua vista em planta, quanto na perspectiva, é possível identificar a colisão da estrutura a ser implantada com a tubulação em operação, como podemos observar pela seta verde nas imagens a seguir.

Base TCLD S23 em colisão com Mineroduto Existente

3D – Base TCLD S23 em colisão com Mineroduto Existente 1

3D - Base TCLD S23 em colisão com Mineroduto Existente

3D – Base TCLD S23 em colisão com Mineroduto Existente 2

A partir desse produto, o cliente pôde compreender as restrições da área, incompatibilidades do projeto com a realidade e assim poder trabalhar em uma solução para esse caminho pré-definido, em conjunto ao projetista, sugerindo uma nova trajetória ao TCLD.

Portanto, com o produto fornecido pela Mirante, foi possível otimizar o tempo de trabalho, identificando as interferências previamente à execução do projeto e evitando uma possível paralisação da obra e gastos desnecessários.

 

Cadastre seu email em nossa lista e fique por dentro de todas as atualizações.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também

 

A topografia como apoio à operação de mina

Em continuidade aos nossos conteúdos relacionados à cadeia produtiva no setor mineral, neste texto abordaremos os serviços que executamos dentro de uma operação de mina. O processo de extração mineral é muito complexo, com várias disciplinas atuando paralelamente à operação e que confluem para um objetivo em comum: extrair substâncias minerais a partir de depósitos […]