Tecnologia para segurança e monitoramento de barragens

Tecnologia para segurança e monitoramento de barragens

As barragens estão presentes em diversas atividades econômicas do Brasil e na maior parte da geração de energia no país. Com o avanço do saneamento básico, da construção civil e das indústrias, como a mineradora e a siderúrgica, consequentemente, multiplicou-se também a criação dessas estruturas. Diante disso, tornou-se ainda mais relevante considerar e investir em segurança e monitoramento de barragens.

 

Em 2010, o governo federal criou o Sistema Nacional de Informações sobre a Segurança de Barragens (SNISB), que tem por objetivo levantar e registrar dados para a segurança dos barramentos. Esse sistema faz parte do Plano Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) e, entre as resoluções, consta que o empreendedor é responsável pelas medidas de proteção, controle e monitoramento das barragens. Entende-se como empreendedor a organização que construiu e explora a barragem.

 

Dessa forma, é necessário contar com soluções capazes de fornecer esses dados estratégicos e de atuar na proteção às barragens, evitando prejuízos financeiros, estruturais e, principalmente, humanos. Consolidada no segmento e sempre à frente do que há de mais sofisticado e eficiente no mercado, a Mirante desenvolveu soluções inteligentes, tecnológicas e com alto padrão de excelência. Apresentaremos cada uma delas a seguir. Veja só.

Topografia – controle superficial

A Topografia é essencial para a atividade na barragem, desde o planejamento até a construção e o monitoramento da estrutura, mesmo que se encerre a sua utilização.

 

O monitoramento se dá por meio da instalação de marcos superficiais, distribuídos em pontos estratégicos ao longo do barramento. Esses, por sua vez, capazes de captar as coordenadas geográficas da barragem. A captação das coordenadas é feita periodicamente e a leitura comparativa desses dados revela informações sobre movimento ou acomodamento da barragem.

 

Ao serem instalados, os marcos captam as primeiras coordenadas e estas são o referencial para as futuras leituras. Quando transferidas para o software, os pontos levantados permitem bastante clareza acerca da movimentação da barragem. Os equipamentos são aptos a perceberem alterações de ordem milimétrica, as quais estarão descritas no relatório.

 

O controle superficial, ou controle de recalque, atua na porção superficial do barramento e na base, captando anomalias e dados, cuja análise é proporcionada por outro campo, a Geotecnia.

 

A Topografia fornece dados bem precisos e pontuais e pode ser unida a outras tecnologias para estudos mais abrangentes no que tange à segurança e monitoramento de barragens.

 

Laser Terrestre

O Laser Terrestre é uma solução de alta capacidade de levantamento de informações dadas à sua grande abrangência e à boa precisão. Além da utilização em barragens, tem aplicações em diversos outros projetos e segmentos.

 

Ele é amplamente utilizado para a obtenção de pontos que, ao serem transferidos para o software, geram nuvens de pontos com alta nitidez e precisão nas informações sobre o barramento. Com a atuação do laser terrestre é possível identificar problemas como surgimento de ravinas, danos nas paredes das barragens, movimentações do fundo, alterações no solo e na volumetria da barragem.

 

Além de identificar essas ocorrências, o Laser Terrestre é capaz de medir, com exatidão, a dimensão de uma ravina e o grau do deslocamento da barragem, por exemplo. É possível chegar a detalhes e informações antes imperceptíveis, dado o grau de sofisticação e efetividade do equipamento usado pela Mirante.

 

Ecobatimetria

O monitoramento das áreas alagadas das barragens é realizado pela Ecobatimetria. Com os equipamentos de ponta e equipe com larga experiência no setor, a Mirante opera o levantamento de dados das áreas submersas. Por meio do ecobatímetro, são detectadas informações como volume de água e realizadas leituras detalhadas das condições da estrutura do solo dessa área. Esses fatores são vitais para a prevenção de danos e acidentes.

 

A Mirante dispõe ainda de mais uma vantagem: os equipamentos são próprios. Isso garante um bom e diferenciado custo-benefício para a solução, sem falar no maior traquejo da equipe para a utilização dos equipamentos.

 

Levantamento Aéreo

As soluções anteriores permitem uma visão local do fundo, dos taludes e da superfície das barragens. O Levantamento Aéreo é uma visão do todo da barragem, das adjacências do terreno onde ela foi instalada e de áreas mais remotas, porém ligadas à região onde ela está. Esta captação é feita de cima das barragens, em alturas bem elevadas.

 

Embora não tenha a precisão e a riqueza de detalhes das anteriores, esta solução proporciona o monitoramento da região, o acompanhamento de tarefas relacionadas à barragem, como transporte de rejeitos ou armazenamento de água. Ademais, não possui barreiras físicas para a captura de imagens, o que otimiza o trabalho.

 

 

Como você pode ver, cada solução tem seu potencial e, juntas, elas são capazes de promover a segurança e o monitoramento de barragens de forma completa e na totalidade das estruturas. Convidamos você a conhecer mais sobre nossas soluções. Entre em contato com nossa equipe e entenda como a Mirante pode colaborar para a segurança e o crescimento da sua indústria.