Laser Scanner na Engenharia Reversa

Laser Scanner na Engenharia Reversa

A aplicação do Laser Scanning na Engenharia Reversa é uma realidade presente nos projetos da Mirante Engenharia. O equipamento Laser Scanner é imprescindível ao se pensar na Engenharia Reversa, visto que ele é capaz de levantar os detalhes e feições de equipamentos com alto nível de precisão, permitindo então a geração dos seus modelos que terão diversas aplicações, desde a fabricação da peça até o aprimoramento do projeto atual.

Um dos primeiros cases da Mirante em que foram aplicadas a tecnologia Laser Scanning e a Engenharia Reversa se deu em um grande projeto de revitalização de uma usina que tinha máquinas já em obsolescência e inexistência do projeto da planta industrial. Para que as atividades pudessem ser reativadas, era preciso entender o projeto implementado e estado dos equipamentos para, em seguida, revisar todo o fluxo da cadeia produtiva.

Entrou em cena então todo o potencial tecnológico do Laser Scanner, equipamento com altíssima precisão na captação de nuvens de pontos e fundamental para esse intuito.  Durante o projeto, foi feito o escaneamento de todas as máquinas e, a partir da massa de dados coletada, foi possível digitalizar o projeto e a geometria dos equipamentos. Desse modo, o cliente pôde contar com o projeto tridimensional da planta e seus componentes, permitindo readequações e fabricação de peças desgastadas ou não-conformes.

 

Sobre o Laser Scanning

Os levantamentos de dados dimensionais passaram por inúmeras transformações ao longo da história. Há alguns anos, o mercado ainda era carente de tecnologias capazes de permitir a extração de dados de forma eficiente, precisa e segura. Contudo, no início do século XXI, a necessidade trouxe à Engenharia novas tecnologias com a promessa de permitir a aquisição de dados de uma forma inovadora: o Laser Scanner.

Com uma taxa de medição de até 1 milhão de pontos por segundo, o Laser Scanner é um sensor ativo que emite um feixe de luz que, ao encontrar um obstáculo, retorna com a posição espacial daquele ponto. O resultado é uma nuvem de pontos tridimensional colorida com um alto volume de informações. A partir dessa nuvem, pode-se modelar, checar a interferência entre projetos e disciplinas, extrair dimensões, realizar cálculos volumétricos, realizar o registro situacional (As-built e As-Is), verificar desgaste em equipamentos, simular montagens, realizar Engenharia Reversa, entre outros.

 

Engenharia Reversa: benefícios e mudanças do mercado

Estamos acompanhando, nos últimos anos, a expansão do uso da Engenharia Reversa nas indústrias, na construção civil, nas áreas de tecnologia de ponta e até nos setores de serviços.

Lado a lado com a evolução da indústria e do mercado, a Engenharia Reversa é uma das principais soluções para aperfeiçoamento de processos, compreensão do funcionamento de um dispositivo e aprimoramento de projetos já existentes.  Ela é capaz de ampliar as potencialidades de uma empresa e oferecer diversos benefícios.

Desde longa data, a prática de desmontar um dispositivo para entender seu funcionamento, constituição, etapas e estratégias está presente em espaços de criação e produção.

Não há registros históricos de quando o termo Engenharia Reversa foi formalizado como uma solução industrial. Contamos com fatos de destaque, como o seu uso intenso na Segunda Guerra Mundial, quando, em ambos os lados, combatentes desmontavam materiais bélicos de seus opositores para compreenderem a lógica do equipamento, como era desenvolvido, para, assim, criarem estratégias de proteção e armas superiores.

A Engenharia Reversa é, portanto, o entendimento amplo de todo o ciclo de desenvolvimento de algo, desde a ideia até o material pronto e em funcionamento, para que se possam aperfeiçoar estratégias, processos e mecanismos a partir do que foi extraído. É ainda uma base para o desenvolvimento e substituição de processos e mecanismos de novos produtos e projetos.

As práticas das técnicas da Engenharia Reversa foram lapidadas nos últimos anos e, hoje, passam por notória expansão. A Mirante investe constantemente no aprimoramento de suas soluções, contemplando a Engenharia Reversa em seus estudos para levar a cada cliente exatamente o que ele precisa, com estratégia, excelência técnica consolidada e profissionalismo. Conheça a atuação da Mirante Engenharia.