5 razões para investir na Engenharia Reversa

5 razões para investir na Engenharia Reversa

Com base no acompanhamento do mercado, nas constantes atualizações de nossa equipe e na expertise consolidada, seguramente, afirmamos que a Engenharia Reversa deva ser considerada como solução aplicável a equipamentos mecânicos e industriais de diversos tipos. Entre as razões para se investir nesse campo, destacamos cinco.

 

1. Redução de custos

Com a clareza de como o dispositivo ou o processo funciona é possível prever perdas de materiais, tempo e/ou produtividade; evitar erros humanos, de software e/ou manutenção; e danos, à saúde do trabalhador, financeiro, empreendimento e/ou projeto; além de reduzir drasticamente os gastos extras com manutenção de equipamentos e matéria-prima. Somam-se, a isso, o aumento da eficiência do equipamento, a otimização dos fluxos de trabalho e do uso de matéria-prima e suprimentos.

 

 

2. Melhora da qualidade e dos resultados

A empresa passa a contar com um rendimento melhor dos equipamentos, melhor aproveitamento dos espaços e uma capacidade maior de fornecer soluções mais qualificadas. Consequentemente, há um produto melhor a ser entregue ao mercado e mais oportunidades de ampliar a lucratividade da empresa.

 

 

3. Fluidez da cadeia produtiva e aumento da produtividade

O profundo conhecimento de como se dá a construção e o funcionamento de cada etapa faz com que se tenham mais consistência e efetividade na organização dos fluxos de trabalho, na distribuição de tarefas e na seleção da equipe responsável. Com isso, tem-se condições favoráveis ao pleno desenvolvimento da cadeia produtiva, aumentando o rendimento dos recursos materiais e a produtividade dos colaboradores.

 

 

4. Aumento da segurança

Muitas vezes, um equipamento antigo ou pouco conhecido pode colocar o trabalhador em risco na hora de executar suas tarefas. É imprescindível saber todos os detalhes e mecanismos dos equipamentos assim como projetar matérias-primas mais eficientes e seguras na fabricação da peça. A Engenharia Reversa possibilita o levantamento e a propagação dessas informações.

 

 

5. Sustentabilidade

A redução do impacto ambiental nas atividades industriais é uma preocupação constante da Mirante e faz parte das práticas da empresa. Necessidade mundial, a sustentabilidade é um dos frutos mais importantes da Engenharia Reversa. Isso se torna factível pela possibilidade de redução do uso de matéria-prima em excesso, pela economia de energia e de recursos naturais e pela produção de equipamentos e processos mais alinhados com o desenvolvimento sustentável.